quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Terapia Ocupacional - Uma clínica de ensaios de vida.

Pensassão ZeroA experiência, a experimentação do paciente em Terapia Ocupacional, não é mergulhar na matéria que os homens banais mergulham diáriamente, mas afundar no vazio do tempo, adentrar no caos e aarrancar deste caos os afetos com os quais o mundo se constitui. Trata-se de um trabalho de germinação através do qual cortes na tagarelice, no estereotipado, no repetitivo se processam, dando passagem para a exploração e a experimentação.

Terapia Ocupacional - Campo desruptor
Terapeutas Ocupacionais - Agentes desruptores

APONTAMENTOS DE ITINERÁRIO

Por Gonzaga Leal.

Em processos de Terapia Ocupacional o que interessa em verdade, não é uma forma ou uma outra; é o momento da transformação de uma forma em outra. Existe um mesmo ponto de ser aonde sem dúvida a palavra nasce, ou a escritura brota, e onde provavelmente a sensibilidade do gesto toma forma... É preciso passar primeiro pela impossibilidade de falar, de criar e mover-se, e ter algo dessa sensação de impossibilidade quando se estiver falando, criando ou movendo-se.
A linguaguem não é exata, ela é cheia de mais ou menos, de ambiguidade, de ambivalência, de mal entendidos, e é aí aonde a poesia habita e algo de estruturante se configura.
O silêncio aumenta o espaço. A lentidão também. Existe, talvez, uma relação silêncio - lentidão - espaço. Será que trata-se de uma mesma matéria?
Acho que antes de andar ou mexer-se no espaço devemos encontrar a fonte desta ação. Estamos tão acostumados a nos interessar únicamente na realização das coisas, que o fato de deixar tudo em suspense é pertubador... A dualidade cria um espaço. A pluralidade redimensiona ainda mais este espaço.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Morte, Velhice e Terapia Ocupacional.


Morte, Velhice e Terapia Ocupacional.

Evaldo Cavalcante Monteiro[1]



Morte e Velhice

A construção desse texto brota de um fragmento da minha dissertação, mais precisamente o primeiro capítulo que é intitulado: velhice um conceito em ralação. No qual busco articular quatro elementos (o tempo, o Estado, a família e a morte) como formadores desse conceito.
A assistência a saúde, ação desenvolvida pelo Estado, vista como aquela que mantém os corpos voltados para a produção e reprodução é uma leitura que renega a decadência física e seu símbolo maior, a morte.
É a partir do final do século XVIII e início do XIX que o Estado intervém no espaço urbano/social procurando modificar as condições sanitárias, assim estaria tratando da qualidade de sua população. Todas as intervenções eram justificadas desde que fossem para assegurar a vida das pessoas. Embora este fosse o conteúdo manifesto do discurso, na verdade o que estava em jogo no quadro sócio-político-administrativo era o corpo reprodutor e produtor de riqueza.
Nesse quadro, os corpos da população eram aquilatados pela faixa etária e sua participação no sistema de produção. Dessa forma, o corpo adulto e útil era desejado, pois participava do mercado de trabalho. Depois vinham os corpos jovens e infantis que eram potencialmente úteis. E, finalmente, o corpo velho que não mais reproduzia nem produzia, portanto não participava mais da produção de riqueza.
O conceito de velhice surge neste período, ou seja, com a modernidade. Mas como é possível se sempre tivemos pessoas longevas? Esse conceito é relativamente novo no ocidente embora a existência humana sempre tenha tido diversas fases entre o nascimento e a morte, incluindo aqueles que vivem muito. A partir do momento que nos referimos a percepção dessas etapas, passa a ser feita por intermédio de uma leitura biológica: a maturação neurológica afirma a condição para aprendizagem e as ações hormonais marcam o início da puberdade. Esta leitura está respaldada nos saberes biológico e médico. 
São estes mesmos saberes que lêem as transformações do corpo que envelhece como decadência. O próprio termo utilizado traz um dado implícito. Se ele decai é porque sai de um patamar bom e desejável para um ruim, indesejável. O bom, o desejável é o corpo jovem que é belo, ágil, produtivo e reprodutivo. O réprobo, feio, não-produtivo e não-reprodutivo é o corpo do velho. A velhice é, deste modo, posta à margem.
A família participa desse cuidado a saúde. Precisamos lembrar que a instauração da intimidade leva a uma modificação no padrão interacional entre os membros de uma família. Essa alteração se dá antes que haja uma mudança na taxa de mortalidade. Podemos entender a intimidade familiar como um recolhimento, um fechar-se em si mesma. Este retraimento leva a uma concentração dos afetos, agora partilhados, quase restritivamente, entre filhos e pais. Cabe-nos perguntar: o que se processa por trás dessa intimidade neste momento? Vemos que “começa a aflorar a preocupação com a particularidade de cada indivíduo, sobrepondo-se àquela aceitação natural da destinação coletiva da espécie” (Py, 1994, p.207). Se antes éramos mais um membro de uma coletividade, a Casa, a família nobre ou a comunidade aldeã, de agora em diante seremos um indivíduo, seremos unos. Um filho não mais substituía o outro falecido Assim, é possível entender como os pais passaram a ter cuidados com a saúde. Estes significavam uma forma de evitar a perda de um ente querido e o sofrimento causado por ela.
Os cuidados com a saúde, tanto os tomados pelos pais quanto os adotados pelo Estado levam a uma alteração no perfil epidemiológico. Assim passamos de um padrão infecto-parasitário para um crônico-degenerativo.

“... à medida que as nações se modernizam, tendem a aprimorar suas condições sociais, econômicas e de saúde. (...) o risco de morte por doenças infecciosas vai sendo reduzido, aqueles que escapam de morrer de tais doenças sobrevivem até a meia-idade e a velhice, quando enfrentam um risco maior de morrer de doenças degenerativas ou criadas pelo homem” (Veras, 1994, p.28).

1.2 O horror a morte

As mudanças do perfil epidemiológico parecem ter vindo ao encontro do que podemos chamar de “nosso desejo básico, alcançar o infinito” (Torres, 1999, p.56). Contudo, este desejo humano é determinado historicamente, só podendo ser compreendido dentro da modernidade, como Veras (1994) se refere acima. Entretanto “houve época em (...) que as pessoas conviviam melhor com a realidade da morte, suportavam-na, enfrentavam-na com maior galhardia” (Papaléo Netto, 1999, p.89). Quando isso se dá, o autor não precisa, mas podemos deduzir, a partir do relato acima, que é anterior à modernidade. Há, atualmente, na nossa sociedade uma tendência ao banimento no que se refere à morte (Papaléo Netto, 1999).
Esse temor está presente nas práticas de saúde. Expressões como “o paciente não resistiu”, “perdemos o paciente” e “o paciente veio a óbito” apontam para rejeição do termo morte. Existe um medo do sofrimento e da morte presentes na prática médica (Leme, 1999). O autor apresenta a utilização da sigla s.p.p. (se parar parou) para designar os cuidados com os pacientes terminais como uma manifestação dessa dificuldade. Ao enfrentar um paciente moribundo, o profissional se depara com a própria finitude e se assusta, acusa ainda Leme (1999). Três autoras, Torres (1999), Goldfarb (1998) e Beauvoir (1990) ao abordarem o tema morte usam a mesma categoria sartriana: o irrealizável, uma realidade que vem de fora e permanece inatingível.[2] O mesmo termo é empregado quando se referem à velhice. Nesse sentido finitude e velhice passam a ser sinônimos.
As práticas de saúde e os cuidados com a mesma se tornaram um anteparo da morte. Poderíamos dizer que nosso desejo básico foi atendido? A mudança no perfil epidemiológico poderia nos sinalizar que estamos bem próximos de atingi-lo. Contudo, Carneiro (2000), nos seus estudos sobre AIDS, reflete que, onde pensamos encontrar a certeza encontramos a dúvida e quando supomos ter domado a morte, as epidemias nos fazem lembrá-la. O pavor das epidemias aponta para a constatação da falha, da quebra, da certeza.
Retomemos à temática da mudança do perfil epidemiológico. Ao sairmos do padrão infecto-parasitário controlamos os problemas que acometem a vida nas etapas mais jovens, restringimos os riscos de morrer nestas fases, porém o deslocamos para o padrão crônico-degenerativo presente na fase tardia. Muito embora a morte possa ocorrer a qualquer momento, ela é vista como um acidente, como sendo precoce quando se dá antes da vida provecta. Queremos dizer com isso que a velhice fica colada à idéia de ameaça iminente de doença, por isso é que esta etapa da vida é percebida como a ante-sala da morte em todas sociedades (Goldfarb, 1998).

2.1 A Terapia Ocupacional

A vivência de uma longevidade com um corpo que se modifica, interpretado como decadência, e a ausência de função social torna-se uma experiência acachapante para quem vive essa fase. É nesse cenário social que nós, terapeutas ocupacionais atuamos. Atendimento a uma pessoa implica: ele, sujeito e seu contexto, seja ele familiar ou social. Vai depender do foco, quero dizer do tipo de atendimento, se clínico ou social.
O que importa, portanto, é poder trabalhar programas de vida em função de personalidades com um certo grau de complexidade. A ação terapêutica ocupacional caminha, nesse sentido, na direção da desconstrução ou reconstrução desse cenário. Nas palavras de Gonzaga: sair de seus impasses repetitivos e, de alguma forma, re singularizar (...) injetamos novos códigos nas antigas fortalezas da territorialidade do já feito, do já dito.
Podemos ter três atitudes ante a situação: agir ignorando-a, questiona-la abertamente chocando-se com ela ou criar estratégias de mina-la. A idéia de rizoma.
Na Terapia Ocupacional a  ação e a criação abrem espaço para um resignificação de si para si e para o outro. Assim não seremos mais tão: tão velho, tão louco, tão aleijado, tão cego, mudo, surdo...talvez, quem sabe, nunca deixemos de sê-lo completamente, mas o olhar.......certamente mudou. Não sofremos pelo real, mas pelo que atribuímos a ele. Assim mudamos nós e mudam os outros.

Considerações finais

Terapia Ocupacional, em síntese, é isto: imagens em colisão. Colisão determinante de uma cinética, de uma anarquia; implícita no fazer-desfazer, construir-desconstruir, compor-decompor para assim chegar à “arquitetura” desejada, ou seja, a um “alcance pragmático”.
O homem se percebe finito e se organiza em função desta percepção. Desenvolvemos saberes e práticas de saúde que nos permitem viver mais anos. Contudo ninguém deseja envelhecer ou morrer. Aliás, esquecemos que temos de morrer (Leme, 1999). Se procuramos ou se esquecemos de fato, não nos importa. Há uma clara volição de suprimir e uma evidente dificuldade na aceitação desse limite. Mas a sabedoria popular, através do aforismo “quem de novo não morre de velho não escapa” não nos deixa esquecer a nossa condição humana.
Esse mesmo autor ao tratar das dualidades vida/morte, prazer/dor e saúde/doença nos remeteu ao trabalho de Machado (1997) acerca de Nietzsche.
Este filósofo trabalha com os opostos numa relação direta, complementar e indissociável entre os mesmos. A metáfora da árvore demonstra bem o que ele quer dizer. A árvore apresenta o caule e a copa como partes visíveis, mas tem suas raízes que são invisíveis. O sofrimento humano ocorre por desejar apenas um dos pólos e renegar o outro. Isso vem ao encontro do ponto de vista defendido por Carneiro (2000), no parágrafo anterior.



[1] Terapeuta Ocupacional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará. 
[2] O inconsciente é atemporal e não reconhece as modificações corporais advindas com o tempo.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um método, clínicas plurais.


  • Um método, clínicas plurais.
          **Sonia Ferrari
    Ao longo de todos esses anos de construção do MTOD no CETO, sempre objetivamos que este se constituísse como um Método para a Terapia Ocupacional independente da área de atuação proposta.
Um Método generalista que não possuísse fronteiras em sua aplicabilidade.
Um Método singular para uma clínica que por definição é plural.
Pois plural é a demanda da população alvo da Terapia Ocupacional, composta pelos necessitados, excluídos, desviantes, pelos contrapontos.
População que se caracteriza por viver ou estar em realidades plurais, marcada pelo sofrimento, pelas desorganizações, pelas faltas físicas, psíquicas, sociais, pelas diferenças e diversidades.
    Plurais também são as atividades que nos utilizamos, desde que inseridas na dimensão triádica: da pintura à culinária, dos passeios aos exercícios, dos manuseios á dança, da informática aos teares, do ouvir música a tocar algum instrumento, da leitura ao estudo, da conversa à escrita, do arrumar o quarto a cuidar de suas próprias contas, dos artesanatos à confecção de um curriculum.
    Uma clínica plural que requer que nosso setting também o seja, uma vez que este deve ser entendido em sua dimensão subjetiva para além do lugar do atendimento, da sala de terapia ocupacional, com seus materiais, atividades, a terapeuta, o grupo, já que podemos levá-lo para qualquer lugar desde que exista no mínimo uma relação triádica: a casa do paciente, a rua, a padaria, a lanchonete, o shopping, a loja de materiais para fazer as atividades, o leito de uma enfermaria.
    Esta pluralidade da clínica nos impõe a necessidade de encontrar soluções singulares para cada um dos sujeitos alvos de nossa intervenção clínica.  
O singular de cada caso clínico de terapia ocupacional, a partir da concepção do MTOD, não deve ser dedutível a um entendimento teórico nem a um diagnóstico pré- estabelecido.
    Para tanto fazermos uso do diagnóstico situacional em terapia ocupacional, levando em conta além dos diferentes entendimentos sobre sua condição física, psíquica, social e familiar a repercussão que tudo isso faz na vida de nossos pacientes, acolhendo e valorizando os movimentos, as particularidades, as maneira de ver, sentir e reagir, próprias de cada um.
Assim, Benetton e Goubert, afirmam:
    “É encargo de a terapeuta ocupacional definir as condições e a natureza de cada caso. Na singularidade de uma assistência que ocorre no material e no não material, reside a responsabilidade clínica da terapeuta ocupacional. Assim sendo, o que é ético deve ser definido a cada momento em cada situação” (Benetton e Goubert, 2002).
Atributos, traços e déficits podem, portanto, ser definidos como desejáveis, indesejáveis, bons, maus, vantajosos ou desvantajosos dependendo da forma como são vividos e experimentados pelo sujeito, não se definindo por si.
   Continuando a refletir sobre a ética na clínica encontramos em Cavalcanti a seguinte proposição:
    “Saímos, assim, do campo das determinações para o das contingências e do particular; saímos do campo do imutável, para o da mutação contínua; do campo das identidades, em que traços, puras marcas de diferenças, são tomados como definidores essenciais, para o campo das identificações, em que as marcas da diferença não são mais do que expressões de singularidade; do campo das relações de subordinação e dominação para o das relações recíprocas, indispensáveis para o exercício da liberdade, da autonomia e da criatividade.” (Cavalcanti, 2003)
    Essa saída é fundamental, pois nos encontramos com “sujeitos cuja escritura de si começa e acaba pela expressão do verbo articulado ao não”. (Benetton e Goubert, 2002)
    Portanto um dos pressupostos do MTOD é a construção de narrativas que positivem esses modos de existência.
    O sujeito alvo de nossas intervenções habita histórias que muitas vezes foram tecidas sem o emaranhado que as concerne.  Histórias interrompidas, histórias mal contadas, histórias sem sentido, que não lhe dizem respeito. Para construí-las ou reconstruí-las parece-nos essencial que a terapeuta ocupacional saiba contá-las.
     Sustentada na relação triádica a terapeuta ocupacional faz uso dos procedimentos do MTOD, das trilhas associativas, ajudando a tecer os fios que enredam e se desenredam em outros, fazendo com que o sujeito alvo se aproprie de sua própria história, criando possibilidades de novas organizações em seu cotidiano, caminhando em direção ao social.
     Nestas mesas, nossas colegas vão contar histórias dessa clínica do sensível, das diferenças, por vezes do estranhamento; uma clínica que na maioria das vezes inventa possibilidades ao invés de criá-las. 


·       Apresentado na mesa de abertura do IV Fórum Clínico de Terapia Ocupacional do Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional - CETO, São Paulo, ano 2007.

**Diretora do CETO- Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional
    Diretora do Instituto “A CASA".





sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Editorial

Não foi fácil decidir que matéria pautar na primeira postagem deste blog, que há muito tempo imaginava construí-lo. Após muitas idas e vindas, suponho que fui certeiro ao escolher a conferência de Jô Bennetton pronunciada no último Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, realizado em Outubro de 2011 em São Paulo.
Alguns amigos Terapeutas Ocupacionais me falaram do teor da fala da Jô, o que aguçou por demais a minha curiosidade. Mais do que imediatamente lhe telefonei, disse do meu desejo de conhecer o que havia falado e ela prontamente me enviou o texto, que hoje tenho o maior prazer em publicá-lo, iniciando o meu rito de iniciação no blog Terapia Ocupacional - Sutilezas, esperando assim que o mesmo cumpra inumerosas passagens.
Conheço Jô Bennetton profissionalmente a mais ou menos 33 anos. O seu empenho com a clínica, produção e transmissão da Terapia Ocupacional, fizeram dela uma Terapeuta Ocupacional singular, originalíssima, de fibra própria e sempre determinada em pensar e produzir uma Terapia Ocupacional Brasileira. Isso prá mim faz uma enorme diferença. A sua criticidade é muito marcante, o que por vezes a torna uma incompreendida. Portadora de uma vasta cultura, ela continua seguindo de mãos dadas com o seu rigor, com a sua sagacidade, com a sua inteligência, com a sua amorosidade e com seu jeito peculiar de fazer clínica e estar no mundo. E uma coisa não está dissociada da outra.
O texto foi por ela autorizado ser publicado na íntegra, sem nenhuma edição, tal e qual ela apresentou no Congresso.     



A Formação Clinica no Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional.

Agradecimento:
Conheci Tatiana Couto há dois anos durante o congresso em Fortaleza e percebi no decorrer dele o entusiasmo e responsabilidade dessa jovem Terapeuta Ocupacional.

Estou aqui hoje para corresponder ao seu convite pessoal.
Quero começar com a maior comemoração que podemos fazer em Terapia Ocupacional.
Há cem anos foi fundado pelo Eleanor Clarke Slagle o primeiro curso de Terapia Ocupacional na Philadelfia – 1911-2011.
Seis anos depois 1917 a profissão e a nota foram regulamentadas e nós somos a consequência dessa feliz fundação.
Foi há muito tempo, mais de quarenta anos, mas a cena me vem a mente, muitas vezes me persegue e outras vezes me faz ter um certo sorriso de alivio e satisfação.
Hoje sei o que posso atender alguém que esteja com sintomas de impregnação. Ainda bem que nos meios em que trabalho os médicos também não permitem que pacientes tenham sobre os sintomas da doença os também sofridos efeitos das terapias. Mas, não era assim nos anos 60.
Marici no meu primeiro estágio da graduação deu-me como tarefa atender individualmente uma paciente com diagnóstico de esquizofrenia.
Numa sala cubículo do IPQ, encontrei frente uma mesa uma moça-velha com expressivo tremor distal, dificuldade de deglutição, portanto babava e não levantava a cabeça. Minha tarefa dada pela supervisora neste caso era dar a paciente uma atividade dita estruturada, como tricô e crochê, que traria benefícios a sua organização mental. Como fazer com que isso ocorresse?
Hoje sei que posso atendê-la, mas não com as atividades recomendadas.
A consequência é que não fiz estágio de Graduação em PQ.
Da mesma forma, Camila Santarosa, estudante no CETO hoje, num artigo ainda inédito relata para a revista do CETO: Lembrei-me da época de estágio quando me disseram que eu ia atender pela primeira vez uma criança com paralisia cerebral. Já havia lido muito sobre o assunto, onde diziam que deveríamos coloca-la em uma posição adequada para “quebrar o padrão patológico”, acho que se lembram disso, mas, em nenhum livro e nenhum professor havia lido ou sido orientada que para quebrar o padrão eu teria a impressão de estar quebrando a criança ao meio. Eu não sabia a quantidade de força necessária...
Com esses dois exemplos conto em realidade como tudo começou.
Eu precisava revolver um problema profissional: Como uma terapeuta atendente, como deve se portar, que atividades deve indicar e por que?
Foram experiências vividas de uma jovem Terapeuta Ocupacional que me fizeram privilegiar a clínica nos meus estudos.
Mas, antes quero falar desta minha palestra: Levo em média seis meses, tempo para preparar um texto para publicação ou para uma palestra.
Este esta sendo preparado há 40 anos e não esta pronto.
O meu desejo é que ele nunca, nunca mesmo fique pronto e que haja sempre os membros do centro de especialidades em Terapia Ocupacional para continuá-lo.
Estou falando a profissionais Terapia Ocupacionais que queiram estudar, aprender, tratar, ensinar e pesquisar como Sonia e eu fazemos a mais de 30 anos.
Sonia venha aqui ficar comigo, pois o texto interminável de hoje é sobre nossa história no CETO e a minha memória pode falhar; afinal essa história esta sendo escrita em principio a quatro mãos.

O CETO

No CETO nós consideramos a fundação da primeira escola e a regulamentação da profissão em 1917 nos Estados Unidos o corte inicial da nossa história.
Consideramos também herdeiros e continuadores na assistência ensino e pesquisa a partir do paradigma da Terapia Ocupacional.
Paradigma reconhecido a partir de 1970 pela AOTA e baseado na prática do programa de treinamento de hábitos da SLAGLE. Sendo assim nossa ideologia é fortemente marcada pela compreensão de que a Terapia Ocupacional fundada através do que podemos denominar hoje de um projeto técnico experimentado e utilizado até meados dos anos 50.
Hoje para o CETO a Terapia Ocupacional profissão é uma ciência empírica desenvolvida através do reconhecimento de que a clinica é o núcleo duro capaz de permitir a construção da teoria técnica, métodos, técnicas e estabelecer procedimentos.
Essa base ideológica é no CETO responsável pela construção do método Terapia Ocupacional Dinâmica por onde caminhamos estudando e ensinando, pesquisando e investigando, tratando e assistindo.
A célula mater do CETO foram os grupos de estudos iniciados com graduandos que faziam estágios comigo. Isso nos anos 70.
Ele foi formalizado enquanto instituição em 1980, já em parceria com Sonia Ferrari.
Para a construção do método os dois núcleos ideológicos foram estabelecidos:
O primeiro, como o próprio CETO de que a clínica seria soberana e, como, tal estudada e sempre aplicada;
O segundo, que, com esse núcleo duro Terapeutas Ocupacionais seriam formados para a prática clínica e sua investigação, e a partir daí para a pesquisa de teorias, métodos e técnicas.
Ao longo de mais de trinta anos, pesquisas empíricas e epistemológicas resultaram em conceitos e técnicas, constituintes de um corpo de teorias da técnica, que permitem a constante ampliação do método Terapia Ocupacional Dinâmica, (MTOD), afirmando o CETO como uma instituição de assistência, ensino e pesquisa  com esse método próprio.


Conceitos da Teoria da Técnica
População alvo,
Saúde e Sujeito alvo,
Diagnóstico Situacioal,
Relação Triádica,
Atividades,
Analise de Atividade,
Raciocínio Clinico,
Terapia e Educação,
Setting,
Grupos,
Inserção Social,
Ética.

As atividades do CETO
Assistência: privada e nossa tentativa atual de criar uma clínica social.
Ensino: especialização no MTOD, supervisão de casos clínicos e de equipes em instituições, seminários de ciência e Terapia Ocupacional.
Pesquisa: orientações de dissertações e teses, seminários de pesquisa e colaboração em pesquisas em Terapia Ocupacional.
Associação de Classe: associação de formados e formandos pelo curso de especialização no método Terapia Ocupacional Dinâmica.
Como pode-se perceber todas essas atividades que desenvolvemos tem a ver com formação.

Consideramos formar-se em Terapia Ocupacional uma composição, uma constituição, uma criação e uma elaboração do conhecimento.
 
A única formação programática pré- estabelecida é a do curso de especialização no método Terapia Ocupacional Dinâmica.
As demais atividades são estabelecidas de acordo com as necessidades ou desejos dos Terapeutas Ocupacionais.

A especialização e o método:
Duração: em torno de três anos e meio
Disciplinas:
I- Epistemologia e construção histórica do MTOD
Como estamos construindo o método.
II- O método
Teoria da técnica: conceitos, técnicas e procedimentos.

Nessas duas disciplinas teóricas o método é estudado desde os primeiros conceitos até suas alicerces conceituais como a dinâmica da relação triádica, estabelecida então entre seus três termos: paciente, terapeuta e atividades.
O caminho processual que caracteriza o método é a dinâmica específica pela qual movimentos de ação e de reação são determinantes dessa dinâmica relacional.
O estudo e a aplicabilidade do método e suas técnicas através does termos constituintes da relação triádica, sustentam os procedimentos na prática orientada á saúde e à educação, ambas as bases para a construção e ampliação das atividades do cotidiano.
Este por sua vez, célula inicial para a participação social, objetivando assim a vocação da profissão: a inserção social.
 
III- Laboratório de analises de atividades.
IV- Supervisão de casos clínicos
Para saber como proceder dentro deste método, é preciso caminhar por uma prática que se inicia pela própria experiência ao fazer e analisar atividades.
Num segundo momento como ser tratados e educados os sujeitos alvos.
É através dessa formação, como o fizeram as colegas articulistas das várias edições revista CETO que seus escritos demonstram a clareza do saber em um método de Terapia Ocupacional que lhe permitiu escolher caminhos processuais em diferentes clínicas ou situações.

Para finalizar quero deixar meu protesto quanto as condições de trabalho das nossas colegas em serviços programática e hierarquicamente estabelecidos sem previsão em instancia nenhuma de proteção a integridade física, mental e ética desses profissionais.
O CETO crescido, tem mais de três centenas de Terapeutas Ocupacionais formados em especialização clínica e em seminários de pesquisa e contamos também com um grupo de membros do CETO, o que só vem enriquecendo e ampliando nosso projeto.

Áreas de assistência;
A pesquisa por internet e os resultados:
1- Natália: dependência química
2- Ana: cuidados paliativos e clínica médica
3- Tatiane: saúde mental
4- Thais: saúde mental
5- Milena: educação
6- Dani: residência terapêutica e saúde mental
7- Camila S: dependência química e neuro infantil
8- Juliana: saúde mental
9- Carmem: saúde mental
10- Andréa: saúde mental
11- Fabiana: saúde mental, idosos
12- Vanessa: deficiência, saúde mental
13- Thiene: saúde mental
14-Flávia: hospital geral
15- Flavia: escola de autistas
16- Érika: crianças de 2 m e 2ª DF
17- Adriane: sala de espera Educa.
18- Tamara: rua e albergues
19- Alexandra: transtorno mentais graves crianças
20- Alexandra: fundação casa e liberdade assistida
21- Alexandra: matriciamento
22- Giovana: criança DF.
23- Priscila: interconsulta em SM e clínica e h. judiciário
24- Leonardo: deficiência intelectual DM
25- Daiane: enfermaria em HG
26- Natália: dependentes químicos
27- Renata: crianças com DM
28- Dayane: SM
29- Daniela: SM.E
30- Sonia: SM
31- Camila: idosos
32- Renata: DF