quinta-feira, 10 de maio de 2018

VIVER, ESSA DIFÍCIL ALEGRIA...


Viver é jogo, é risco. Quem joga pode ganhar ou perder. O começo da sabedoria consiste em aceitarmos que perder também faz parte do jogo. Quando isso acontece, ganhamos alguma coisa de extremamente precioso: ganhamos nossa possibilidade de ganhar. Se sei perder , sei ganhar. Se não sei perder , não ganho nada, e terei sempre as mãos vazias. Quem não sabe perder, acumula ferrugem nos olhos e se torna cego - cego de rancor. Quando a gente chega , com verdadeira e profunda humildade, as regras do jogo existencial, viver se torna mais do que bom - se torna fascinante. Viver bem é consumir - se, é queimar os carvões do tempo que nos constitui. Somos feitos de tempo, e isto significa : somos passagem, movimento sem trégua, finitude. A cota de eternidade que nos cabe está encravada no tempo. É preciso garimpá - la, com incessante coragem, para que o gosto do seu ouro possa fulgir em nosso lábio. Se assim acontece, somos alegres e bons , e a nossa vida tem sentido.
Escrever e criar constituem para mim uma experiência radical de nascimento. A gente, no fundo, tem medo de nascer, pois nascer é saber - se vivo e - como tal - exposto a morte . Escrevo menos do que devo para - quem sabe ? - manter a ilusão de que tenho um tempo longo pela frente . A meu favor, posso dizer que, com frequência, agarro - me pelas orelhas e me ponho ao trabalho.
Há no diário de KAFKA , um pequeno trecho ao qual gostaria de permanecer para sempre fiel, fazendo dele a minha fórmula de vida : "... Há dois pecados humanos capitais dos quais todos os outros decorrem :a impaciência, e a preguiça . Por causa de sua impaciência , foi o homem expulso do Paraíso . Por causa de sua preguiça , não retornou a ele ...". Talvez não exista senão um pecado capital, a impaciência . Por causa da impaciência, foi o homem expulso, por causa dela não consegue voltar. Tenhamos paciência - uma longa, interminável paciência - e tudo nos será dado por acréscimo.
Sou um homem de muitos amores - isto é, de muitos interesses - e, para tão longos amores, tão curta é a vida. Não há ninguém que consiga, no tempo de uma vida, esgotar todas as suas possibilidades. Se me fossem dadas outras e outras vidas, gostaria de ser : filósofo profissional , romancista, guerrilheiro , chofer de caminhão, dono de loja de disco, morar numa casinha lá na Marambaia apaixonado por um moço triste , debruçado à janela de uma casa saída de quadro de Volpi, cobrador de ônibus, ter um caso de amor com Cora Coralina , a quem me dedicaria com veludosa e insone dedicação, ser seresteiro poeta e cantor.
Para mim, a coisa mais importante do mundo é a possibilidade de ser- com - o - outro, na calma, cálida e intensa do amor. O outro é o que importa, antes e acima de tudo. Por mediação dele,na medida em que o recebo em sua graça, conquisto para mim a graça de existir. É esta a fonte de verdadeira generosidade e do autêntico entusiasmo - Deus - comigo. O amor genuíno ao Outro me leva à intuição do todo e me compele à luta pela justiça e transformação do mundo.
Ah! o amor é surpresa, susto esplêndido - descoberta do mundo. Amor é dom demasia presente. Dou -me ao Outro e, aberto à sua alteridade, por mediação dele , recebo dele o dom de mim, a graça de existir, por ter - me dado.
Deus é o ser em si mesmo, fundamento de todos os entes, abismo insondável de cujas profundezas todos os entes brotam. Deus é a raiz última de todas as coisas. A glória , a graça e o mistério de todas as coisas decorrem da presença do sagrado nelas - sinal de sua providência.
Qualquer experiência em profundidade é , ao meu ver, uma experiência autenticamente religiosa - conhecimento de Deus.
Bom dia sempre!!!!

Deixe sua mensagem